NDJIRA
A primeira música "KUVETERA" da artista Vânia Oscar Mário NDJIRA foi gravada na Beira no início de 2016, ainda antes da inauguração do Estúdio Municipal.
Em Março de 2016 o Presidente do Município da Beira, Daviz Simango, depois de escutar o demo da música "KUVETERA" prometeu durante a cerimónia de inauguração do novo Estúdio Municipal, onde a Ndjira actuou, apoio financeiro para a gravação do álbum de estreia da jovem artista da Beira.
O jornal "Diário de Moçambique" publicou uma reportagem sobre a nova cooperação para a promoção de talentos locais e a produção do álbum "Kuvetera".
Agosto de 2016: Imagens do Estúdio Municipal da Beira cinco meses depois da sua inauguração. O equipamento foi instalado numa casa de banho em pessimas condições e sem isolamento acústico.
Nessas condições miseráveis gravamos também o demo da música "MAR DO AMOR".
Quando denunciei casos de roubo, sabotagem e desvio de dinheiro público do Município em Agosto de 2016, o Presidente Simango prometeu tomar medidas contra os acusados e criar condições para continuar com o trabalho de produção e de formação de jovens técnicos de som na Beira sem sofrer mais roubos ou ameaças. Mas nada aconteceu.
Finalmente em Abril de 2018 o Presidente do Conselho Municipal da Cidade da Beira solicitou uma cotação para a gravação do álbum da Ndjira.
Duas semanas depois do envio da cotação o Presidente do Conselho Municipal da Cidade da Beira informou não ter fundos para apoiar a artista e nunca mais se pronunciou sobre a gravação do álbum da Ndjira ou de outros artistas da Beira.
Quando o ciclone tropical Idai em 2019 atingiu a zona central de Moçambique e devastou a Cidade da Beira, a catástrofe atingiu também a estudante e mãe solteira. Essa experiência inspirou a Ndjira para escrever a música "IDAI".
Produzimos a música no meu estúdio na Província de Maputo sem apoio de nenhuma instituição. Até mesmo uma actuação da "Voz dos Sobreviventes" com a música "IDAI" na Conferência de Doadores na Beira foi impedida.
Em Janeiro de 2020, a cantora viajou para Maputo por conta própria para gravar vários demos para seu primeiro álbum, por exemplo as músicas "DAZANANO" e "O MELHOR EM TI".
Aguardamos que o actual Presidente do Conselho Municipal da Beira, Albano Carige, se pronuncie sobre a situação da artista Ndjira e de outros artistas da urbe.