JULHO
2012
Os directores da TVM, Felizardo Massimbe e António Mugabe, pretendiam adquirir acções da INSIDE MOZAMBIQUE LDA. Como mostra o documento em anexo, os directores propõem seus filhos como futuros sócios da empresa. Meu sócio Wilhelm Friedrich Percy Thompson recusa a proposta e não concorda ceder a sua quota. Em resposta o Director de Produção António Mugabe, insiste que lhe paguemos 12 mil Meticais para a gravação de cada debate "Aqui Falamos Nos!" no estúdio 1. Nos anos anteriores (2009-2011), o estúdio 1 foi disponibilizado gratuitamente para a produção dos debates com crianças e adolescentes na plateia. Em Novembro de 2012 no estúdio 1 o debate com a Dra. Ana Rita Sithole e membros do Parlamento Infantil sobre a Revisão do Código Penal foi interrompido pelo Director da TVM, Michaque Mambo e o produtor Fenias Manjate sem poder concluir as gravações. Fomos obrigados a filmar os programas ACADEMIA DE SONHOS e TELESCOLINHA num espaço muito limitado na entrada do estúdio 2, com um pano azul no fundo para o efeito cromo. Na sequência deste incidente, do qual o PCA da TVM, Armindo Chavane, foi informado, os debates foram realizados nas escolas.
NOVEMBRO
DEZEMBRO
2012
Communicação via Cartas (Exemplos) A Inside Mozambique Lda comunica via cartas diversas irregularidades, sabotagens, cobranças ilícitas e o desaparecimento das suas cassetes no arquivo da TVM sem obter uma resposta. Nossos programas não foram anunciados como outros. Os programas da "Telescolinha" foram reduzidos de 30 para 15 minutos. Os apresentadores de nossos programas não foram convidados a participar da festa de Natal, no Dia 1 de Junho ou em outros eventos da TVM. Nossas gravações foram muitas vezes interrompidas pelo director Belane e pelo produtor Fenias Manjate.
AGOSTO
2013
Suspensão dos programas ACADEMIA DE SONHOS e TELESCOLINHA No dia 19.08.2013 a Directora de Programas da TVM, Elisa da Piedade Martins, comunica a suspensão dos programas. Esta decisão foi tomada três dias depois da reunião da nossa associação "Academia de Sonhos" com Dr. Perreira, representante da UNICEF. O director da organização informou, que a UNICEF patrocinou vários programas da TVM, incluíndo ACADEMIA DE SONHOS e TELESCOLINHA. Depois da reunião liguei para o PCA Armindo Chavane Jr. para solicitar um encontro de esclarecimento.
SETEMBRO
2014
O meu estúdio móvel é incendiado e fica completamente destruído. Num encontro informal em Pemba o PCA da TVM, Jaime Alfredo Cuambe, conta ao meu sócio, Wilhelm Friedrich Percy Thompson, que os programas ACADEMIA DE SONHOS e TELESCOLINHA já não são transmitidos por "ordens superiors". De acordo com a explicação do PCA, ele tinha recebido da directora do Gabinete da Primeira Dama da República, Flávia Coureneia, o mandato de terminar todas as relações contratuais comigo, por causa de um suposto processo de pedofilia, sem existência de qualquer prova. Rapidamente estes rumores foram espalhados nos corredores da TVM e por várias pessoas, como Sra. Mariamo Mussagy, amiga do PCA Cuambe e sogra do Alberto Chipande Jr., Sr. Júlio Sitõe, dono do Complexo Big Brother, Sr. Abílio Soeiro, dono da Boutique Maputo, e a jovem cantora Euridse Cuco (Cúca) e sua mãe, Sra. Albertina Magaia. Até os jovens apresentadores dos nossos programas ficaram a saber que a razão para parar a emissão dos nossos programas é a minha suposta pedofilia.